top of page
Writer's pictureArilene Reis

O casamento indiano e suas tradições

O casamento na Índia é considerado um dos momentos mais importantes para uma família indiana. Em algumas famílias mais tradicionais, assim que o bebê nasce, a família já começa a guardar dinheiro para o casamento. A partir deste ponto de vista, podemos entender o quão importante é este momento para uma família indiana.

Para as famílias mais tradicionais, o casamento de seus filhos deve ser arranjado. Para famílias mais modernas, mais abertas ao novo, o casamento pode ser o que eles chamam de “casamento por amor” que foi o caso meu e de meu esposo. O casamento arranjado pode ser por sites próprios para casamento como o Shaadi.com , onde a família faz o perfil de seu filho/filha e procuram um parceiro(a) ideal. Vários critérios são avaliados como posição social da família, bens, o quão são bem quistas pela comunidade, profissão e por aí vai. Já no casamento por amor, a família também analisa o escolhido que geralmente é um colega de trabalho, faculdade ou através de amigos em comum. Após concluída este etapa, a família autoriza ou não o casamento. Sim, na Índia a família tem o poder de decisão sobre com quem o filho/filha vai casar-se e após acordado entre as famílias que e de desejo de ambas o casamento entre seus filhos, é que começam os preparativos.

O casamento indiano é cercado de vários rituais religiosos e festivos que podem ir de dois dias a uma semana. Tudo depende de quanto tempo o casal/família tem disponível e de quanto dinheiro se quer investir. Meu marido é indiano, nosso casamento que ocorreu em Nova Delhi, a capital da Índia, foram 3 dias de festas e rituais religiosos. Algumas famílias mais modernas têm realizado o “Destination Wedding” que é quando se escolhe um lugar turístico, como uma praia, e se realiza o casamento lá. Em geral esses casamentos são 2 dias.


Os rituais pré-casamento- Roka, mehendi, cocktail and haldi.

1º dia- Roka

O ritual Roka é considerado o noivado para os indianos. É quando as famílias do noivo e noiva formalmente celebram que estão de comum acordo com o casamento entre eles. A partir deste momento se sela o compromisso entre os noivos e as famílias. O ritual Roka pode acontecer alguns meses antes do casamento ou no primeiro dia das festividades do casamento.

2º dia- Mehendi e Coquetel

O mehendi é geralmente o primeiro ritual das festividades do casamento indiano, nele a noiva, o noivo, e os convidados para o casamento (geralmente somete as mulheres) fazem tatuagens de henna nas mãos ou pés. A tatuagem de henna é feita por profissionais especializados nesse ramo com diversos desenhos como flores e mandalas. A tatuagem de henna é considerada como um realce da beleza da mulher. Em geral a noiva tem tatuadas mãos e braços até o cotovelo, e pés e pernas até os joelhos. O noivo geralmente faz uma tatuagem pequena na palma da mão.


Após terminada as tatuagens de henna, segue-se geralmente para um coquetel festivo onde se tem muita comida, bebida, e música. O coquetel pode ser algo simples ou mais luxuoso, dependendo do que a família e os noivos desejam com banda ao vivo, DJ, e grupos de dança com performances típicas.


3º dia- Haldi e o casamento

Haldi é a cerimônia onde familiares e amigos dos noivos passam açafrão no rosto e braços dos noivos. Na religião Hindu acredita-se que o açafrão purifica o corpo e o espírito dos noivos, que livres de todo mal, estarão espiritualmente puros para a cerimônia do casamento. É também um momento festivo onde se tem uma banda (Dhol) com vários tambores sendo batidos ao mesmo tempo em um ritmo animado. Lembra-se muito uma fanfarra, porém somente com tambores. E ao som do Dhol os convidados e noivos dançam e celebram esse momento de alegria.




O casamento em si é dividido em duas partes a primeira parte é a Varmala, e a segunda parte, a Phera. A Varmala é a troca de colares de flores entre os noivos que representa as boas vindas de cada um em suas vidas. Já a Phera é o ritual em que os noivos e suas famílias fazem uma pequena fogueira alimentada com elementos da natureza como manteiga de leite, coco, arroz e serragem. No hinduísmo acredita-se que o fogo purifica o ambiente e qualquer promessa feita ao redor do fogo será então pura. O Pandit, que seria o padre para os católicos, é quem conduz o ritual. Durante o ritual vários mantras são ditos pelo pandit e repetidos pelos noivos, assim como também dá conselhos ao futuro casal. Então o Pandit amarra o véu da noiva a uma parte da roupa do noivo e eles dão sete voltas ao redor da fogueira e cada volta se faz uma promessa. Ao final dessas voltas eles já são considerados marido e mulher.



O casamento indiano é sem dúvida um evento de muitas roupas coloridas, música e comida farta! Quem um dia teve a oportunidade de prestigiar um momento deste sabe que é incrível. Se você não teve a oportunidade eu posso te aconselhar alguns filmes que falam um pouco sobre a cultura e o casamento indiano que são:

- "2 states" - disponível na internet.

- "Meet the patels"- disponível na Netflix.

- The big day- disponível na Netflix.


Obrigada por ler nosso artigo! Dê um like no nosso artigo e nos siga no instagram @boardingzonethree .

Até a próxima parada!

680 views2 comments

2 Comments


Aline Lopes
Aline Lopes
Jan 30, 2023

Parabéns! Adorei conhecer um pouco mais a cultura da Índia. Anciosa por outros posts incríveis como esse! Sucesso

Like

FÁTIMA DE JESUS RIBEIRO MARTINS
FÁTIMA DE JESUS RIBEIRO MARTINS
Jan 30, 2023

Fantastic!!!!

Like
bottom of page